Translate

Wednesday, 3 June 2020

MORTE DE GEORGE FLOYD E ESPANCAMENTO DE CLAUDIA EM PORTUGAL. RACISMO, CRIMES QUE CHOCARAM O MUNDO

Discriminação racial. Dois crimes que chocaram o mundo.


O racismo é um dos piores males da humanidade, e como se não bastasse, vai se perpetuando ao longo das gerações. O combate a esse tipo de preconceito deve ser uma luta diária, seja nas relações sociais, seja internamente.
 
Todos os Estados do Mundo devem tomar medidas constitucionais, legislativas e administrativas necessárias para promover a igualdade entre indivíduos e grupos que são vítimas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata, e para reexaminarem as medias vigentes visando a alteração ou revogação da legislação nacional e das disposições administrativas que possam dar corpo a tais formas de discriminação.

Atenção especial deve ser dada para proteção de pessoas residentes nos países estrangeiros e pessoas vítimas de trafico, discriminação e violência, bem como combater o preconceito contra elas.
 
Neste artigo vamos examinar dois casos identicos onde um terminou em morte. 
 

 
HISTORIA DE GEORGE FLOYD
 
Os eventos que levaram à morte de George Floyd ocorreram em uma sequência de 30 minutos.   Veja o video chocante abaixo


Durante 8 minutos e 46 segundos, este policia manteve o joelho sobre o pescoço de Floyd ate causar sua morte.

Vídeo do episódio em Minneapolis foi publicado nas redes sociais na manhã de terça-feira.  (Foto: Darnella Frazier via BBC)


Tudo começou com um relato sobre uma nota falsa de US$ 20 em um supermercado.

E culminou na morte de George Floyd, um homem afro-americano de 46 anos, que havia acabado de ser preso pela polícia em Minneapolis, Minnesota, nos Estados Unidos.

Os eventos que levaram à morte de George Floyd ocorreram em um intervalo de 30 minutos  (Foto: Twitter/Ruth Richardson via BBC)
 

Um vídeo mostrando a prisão de Floyd viralizou após o episódio. Nele aparece um policial branco, Derek Chauvin, com o joelho sobre o pescoço de Floyd, enquanto ele está algemado e de bruços no chão. Chauvin, de 44 anos, foi preso e é acusado de homicídio. A morte de Floyd provocou uma onda de protestos em todo o país. Veja o video abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=EYKpcRXW4GU

 

'Nota falsa'

A sequência começa em 25 de maio, logo após as 20h, quando um funcionário da Cup Foods, um supermercado em Minneapolis, reportou uma nota falsa de US$ 20 à polícia. O funcionário acreditava que o dinheiro que George Floyd tinha usado para comprar um maço de cigarros era falsificado.

Floyd vivia em Minneapolis há vários anos, desde que se mudara de Houston, sua cidade natal no Texas. Ele trabalhava como segurança em estabelecimentos da cidade, mas, como aconteceu com milhões de norte-americanos, foi demitido em meio à pandemia do novo coronavírus. Floyd era um cliente regular da Cup Foods.

O ASSASSINO


Derek Chauvin, de 44 anos, foi preso e é acusado de homicídio  (Foto: Reuters via BBC)
Derek Chauvin, de 44 anos, foi preso e é acusado de homicídio

- Chauvin puxou Floyd do banco do passageiro, "fazendo-o cair no chão". Ele ficou ali, caído com o rosto para baixo, ainda algemado. Nesse ponto, testemunhas começaram a filmar Floyd, que parecia estar em estado de extrema angústia.
 

- Floyd estava sendo segurado por policiais quando Chauvin colocou o joelho esquerdo entre a cabeça e o pescoço do homem.

- "Não consigo respirar", dizia Floyd repetidamente, citando sua mãe e implorando: "por favor, por favor, por favor".

- Durante 8 minutos e 46 segundos, Chauvin manteve o joelho sobre o pescoço de Floyd.

- Passados os primeiros 6 minutos, Floyd ficou desacordado.

- Os vídeos mostram que, naquele momento, Floyd para de falar e testemunhas pedem que os policiais verifiquem seu pulso.

- Um dos oficiais, Kueng, faz isso e não consegue identificar batimentos cardíacos.

- No entanto, os oficiais não se mexem.

- Às 20h27, Chauvin tira o joelho do pescoço de Floyd, que não se move.

- Os policiais então o colocam em uma maca e o levam de ambulância ao Centro Médico do Condado de Hennepin.

- Eles o declaram morto quase uma hora depois.


A imagem pode conter: 2 pessoas


 Historia de Cláudia Simões em Portugal



Silêncio do Embaixador em Portugal deixa população angolana ...

Cláudia Simões, 42 anos de idade, foi barbaramente agredida na via pública, em frente a filha de oito anos de idade, por agentes da Polícia de Segurança Pública deveria no mínimo suscitar alguma reacção do corpo diplomático angolano. Cláudia Simões descreveu a noite de horror que viveu nas mãos da polícia, na Amadora, depois da filha de oito anos se ter esquecido do passe em casa.
 
 
Já com o rosto desfigurado, sem conseguir abrir os olhos e com os lábios rebentados, Cláudia Simões conta a sua versão dos factos ao Contacto em casa num ambiente pesado de consternação. Ninguem conseguiu esconder a dor, espelhada nos lábios abertos da angolana, vítima de um espancamento que só se tornou público pela partilha nas redes sociais.
 
 SIC Notícias | Motorista de autocarro agredido em Massamá
 
A nossa compatriota diz que o motorista quando se apercebeu que esta tinha esquecido o cartão da filha proferiu as seguintes palavras: “Vocês, pretos, macacos, ficam aqui a encher o nosso país. Estamos fartos de vocês. Vão embora para a vossa terra”. Alguns passageiros perguntaram, então, ao motorista se não tinha familiares no estrangeiro. “Era uma senhora de idade. O condutor começou a ofender toda a gente no autocarro e as pessoas revoltaram-se”.


A você, como cidadão e engajado no combate ao racismo, cabe propor um debate saudável e crítico, apostando nas evidências de discriminação racial na sociedade, o que fará com que o outro pense sobre as atitudes que está tomando.

 Presidente de Portugal pede esclarecimento sobre alegada agressão ...
 

Lembre-se de que muitas ações racistas passam despercebidas pela maioria, como piadas e expressões pejorativas. Entretanto, para quem está do outro lado, pode se parecer com uma navalha que fere.

 
George Floyd tinh 46 anos e era pai de uma menina de 6  (Foto: Getty Images via BBC)

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.

Apelo por Escolas Seguras e Sustentáveis no Âmbito Climático || Call for Safe and Climate-Friendly Schools in Angola

Assunto: Apelo por Escolas Seguras e Sustentáveis no Âmbito Climático Excelentíssima Senhora Vice-Presidente da República de Angola,  Espera...